Follow us on:

Home

Inkscape tutorial: Elementos

Este tutorial demonstrará os elementos e os princípios de design que são normalmente ensinados a novatos estudantes de arte para entender várias propriedades na criação da arte. Esta não é uma lista completa, então por favor, acrescente, subtraia, e combine para tornar este tutorial mais abrangente.

An example image

Elementos do Design

Os elementos seguintes são os pilares do design.

Linha

Uma linha é definida como sendo uma marca com comprimento e direção, criada por um ponto que se move através de uma superfície. Uma linha pode variar em comprimento, espessura, direção, curvatura e cor. A linha pode ser bidimensional (uma linha feita com lápis no papel), ou tridimensional.

An example image

Forma

Uma figura sólida, a forma é criada quando linhas verdadeiras ou implícitas se encontram ao redor de um espaço. Uma mudança na cor ou no sombreado pode definir uma forma. Formas podem ser divididas em vários tipos: geométrica (quadrado, triângulo, círculo) e orgânica (irregular no contorno).

An example image

Tamanho

Se refere às variações nas proporções de objetos, linhas ou formas. Existe uma variação tanto real quanto imaginária de tamanhos em objetos.

An example image

Espaço

Espaço é a área vazia ou aberta entre, ao redor, acima, abaixo ou dentro dos objetos. Figuras e formas são feitas pelo espaço ao redor e dentro deles. Espaço é geralmente chamado de tridimensional ou bidimensional. Espaço positivo é preenchido por uma figura ou forma. Espaço negativo rodeia uma figura ou forma.

An example image

Cor

Cor é o caractere percebido de uma superfície de acordo com o comprimento de onda refletido a partir dela. A cor tem três dimensões: NUANCE (uma outra palavra para cor, indicada por seu nome como vermelho ou amarelo), VALOR (sua claridade ou obscuridade), INTENSIDADE (seu brilho ou transparência).

An example image

Textura

Textura é a maneira como se sente uma superfície (textura real) ou como pode ser observada (textura implícita). Texturas são descritas por palavras como áspera, sedosa, ou granulosa.

An example image

Valor

Valor é o quanto escuro ou claro se vê algo. Realizamos mudanças de valor na cor adicionando preto ou branco à cor. Pinturas monocromáticas usam valor no desenho com contrastes claros e escuros em uma composição.

An example image

Principíos do Design

Os princípios usam os elementos do design para criar uma composição.

Equilíbrio

Equilíbrio é um sentido de igualdade visual numa forma, figura, valor, cor, etc. O equilíbrio pode ser simétrico ou uniformemente equilibrado ou assimétrico ou não uniformemente equilibrado. Objetos, valores, cores, texturas, formas, figuras, etc., podem ser usados para criar um equilíbrio numa composição.

An example image

Contraste

Contraste é a justaposiçao (fusão) de elementos opostos.

An example image

Ênfase

A ênfase é usada para destacar certas partes do trabalho artístico e chamar sua atenção. O centro de interesse ou ponto de foco é o lugar para onde você olha primeiro.

An example image

Proporção

A proporção descreve o tamanho, posição ou quantidade de uma coisa comparada à outra.

An example image

Padrão

O padrão é criado repetindo-se um elemento (linha, forma ou cor) várias vezes.

An example image

Gradação

Gradação de tamanho e direção produz perspectiva linear. Gradação de cores de quente para frio e tons escuros a claros produzem perspectiva aérea. A gradação pode adicionar interesse e movimento à uma forma. Uma gradação do escuro para o claro fará o olho se movimentar ao longo de uma forma.

An example image

Composição

A combinação de elementos distintos para formar um todo.

An example image

Bibliografia

Bibliografia parcial usada para construir este documento.

Agradecimentos especiais para Linda Kim (http://www.redlucite.org) por me (http://www.rejon.org/) ajudar com este tutorial. Agradecimentos também ao Open Clip Art Library (http://www.openclipart.org/) e para os artistas gráficos que têm contribuído com este projeto.