Inkscape tutorial: Caligrafia

Inkscape

Tutorial | Caligrafia

Uma das grandes ferramentas disponíveis no Inkscape é a ferramenta de Caligrafia. Este tutorial te ajudará a se familiarizar com o funcionamento dessa ferramenta, bem como demonstrar algumas técnicas básicas da arte da Caligrafia.

Use Ctrl+arrows, mouse wheel, or middle button drag to scroll the page down. For basics of object creation, selection, and transformation, see the Basic tutorial in HelpTutorials.

História e Estilos

Consultando a definição do dicionário, caligrafia significa "escrita bonita" ou "escrita atraente ou elegante". Essencialmente, caligrafia é a arte de fazer escrita manual de um maneira bonita ou elegante. Pode parecer intimador, mas com um pouco de prática, qualquer um pode dominar o básico desta arte.

Up until roughly 1440 AD, before the printing press was around, calligraphy was the way books and other publications were made. A scribe had to handwrite every individual copy of every book or publication. Perhaps the most common place where the average person will run across calligraphy today is in the realm of motivating handlettering wall art, though.

Existem três estilos principais de caligrafia:

  • Western or Roman: The preserved texts are mainly written with a quill and ink onto materials such as parchment or vellum.

  • Arabic, including other languages in Arabic script, executed with a reed pen and ink on paper. (This style has produced by far the largest bulk of preserved texts before 1440.)

  • Chinese or Oriental, executed with a brush.

The three styles have influenced each other on different occasions. Western lettering styles used throughout the ages include Rustic, Carolingian, Blackletter, etc.

Today, one great advantage that we have over the scribes of the past is the Undo command: If you make a mistake, the entire page is not ruined. Inkscape's Calligraphy tool also enables some techniques which would not be possible with a traditional pen-and-ink.

Hardware

You will get the best results if you use a tablet and pen. Thanks to the flexibility of our tool, even those with only a mouse can do some fairly intricate calligraphy, though there will be some difficulty producing fast sweeping strokes.

O Inkscape é capaz de utilizar sensibilidade à pressão e sensibilidade à inclinação de uma caneta digitalizadora que suporta estas características. As funções de sensibilidade estão desativadas por padrão porque elas requerem configuração. Além disso, leve em consideração que caligrafia com uma pena ou caneta-tinteiro também não são muito sensíveis a pressão, ao contrário de um pincel.

Se você tem uma mesa digitalizadora e gostaria de utilizar os recursos de sensibilidade, você vai ter que configurar seu dispositivo. Esta configuração precisará ser feita apenas uma vez para ser gravada. Para ativar este suporte você tem que conectar a mesa digitalizadora antes de iniciar o Inkscape e então abrir a caixa de diálogos Dispositivos de Entrada... através do menu Editar. Com a caixa de diálogos aberta você pode escolher o dispositivo e e as configurações de sua preferência para a caneta da sua mesa digitalizadora. Finalmente, depois de escolher estas configurações, mude para a ferramenta de Caligrafia e ative os botões de pressão e inclinação na barra Controle de Ferramentas. A partir de agora, o Inkscape gravará estas configurações toda vez que iniciar.

A caneta de caligrafia do Inkscape pode ser sensível à velocidade do traço (veja "Sinuoso" abaixo), então, se você estiver usando um mouse, você provavelmente vai querer zerar este parâmetro.

Opções da ferramenta de Caligrafia

Switch to the Calligraphy tool by pressing Ctrl+F6, pressing the C key, or by clicking on its toolbar button. On the top toolbar, you will notice there are 8 options: Width, Thinning, Mass, Angle, Fixation, Caps, Tremor and Wiggle. There are also two buttons to toggle tablet Pressure and Tilt sensitivity on and off (for drawing tablets), as well as a dropdown menu with a few presets to select from, and the option to save your own presets.

Largura & Sinuoso

This pair of options control the width of your pen. The width can vary from 1 to 100 and (by default) is measured in units relative to the size of your editing window, but independent of zoom (symbolized as %). This makes sense, because the natural “unit of measure” in calligraphy is the range of your hand's movement, and it is therefore convenient to have the width of your pen nib in constant ratio to the size of your “drawing board” and not in some real units which would make it depend on zoom. This behavior is optional though, so it can be changed for those who would prefer absolute units regardless of zoom. To switch the unit, simply use the unit selector after the Unit field.

Uma vez que a largura da caneta é alterada com freqüência, você pode ajustá-la sem ter que ir à barra Controles de Ferramenta, usando as setas esquerda e direita ou com uma mesa digitalizadora que suporte a função de sensibilidade à pressão. A melhor coisa sobre estas teclas é que elas funcionam enquanto você desenha, de modo que você pode mudar a largura de sua caneta gradualmente no meio do traço:

A largura do traço da caneta pode também depender da velocidade, controlada pelo parâmetro Sinuoso. Este parâmetro pode tomar valores entre -100 e 100; zero significa que a largura é independente da velocidade, valores positivos fazem traços rápidos mais finos, valores negativos fazem traços rápidos mais amplos. O padrão de 10 significa finura moderada de traços rápidos. Aqui estão alguns exemplos, todos desenhados com largura=20 e ângulo=90:

Por diversão, defina Largura e Sinuoso, ambos, para 100 (máximo) e desenhe com movimentos bruscos para obter formas estranhamente naturais, parecidas com neurônios:

Ângulo & Fixação

Depois da largura, ângulo é o parâmetro mais importante da caligrafia. É o ângulo de sua caneta em graus, que muda de 0 (horizontal) até 90 (vertical em sentido anti-horário) ou para -90 (vertical em sentido horário). Note que se você ativar a sensibilidade à inclinação para uma mesa digitalizadora, o parâmetro ângulo é marcado e o ângulo é determinado pela inclinação da caneta.

Cada estilo tradicional de caligrafia tem seu próprio ângulo principal da caneta. Por exemplo, a caligrafia Unicial usa um ângulo de 25 graus. Caligrafias mais complexas e calígrafos mais experientes variarão com freqüência o ângulo enquanto desenham, e o Inkscape torna isto possível pressionando as teclas cima e baixo ou com uma mesa digitalizadora que suporte o recurso de sensibilidade à inclinação. Para lições iniciais de caligrafia, entretanto, manter o ângulo constante funcionará melhor. Aqui estão exemplos de traços desenhados com diferentes ângulos (fixação = 100):

Como você pode observar, o traço é o mais fino possível quando é desenhado paralelo ao seu ângulo, e mais amplo quando desenhado perpendicular. Ângulos positivos são os mais naturais e tradicionais para caligrafia feita com a mão direita.

O nível de contraste entre o mais fino e o mais grosso é controlado pelo parâmetro fixação. O valor de 1 significa que o ângulo é sempre constante, como configurado no parâmetro Ângulo. À medida que diminui a fixação a caneta gira um pouco contra a direção do traço. Com fixação=0, a caneta gira livremente para ficar sempre perpendicular ao traço, e o Ângulo não terá mais efeito:

Tipograficamente falando, fixação máxima, e por sua vez, contraste de largura do traço máximo (acima à esquerda) são as características de antigas fontes serif, tais como Times ou Bodoni (porque estas fontes foram historicamente uma imitação de caligrafia com caneta fixa). Fixação zero e contraste da largura zero (acima à direita), por outro lado, sugere modernas fontes sans serif como a Helvetica.

Tremor

Tremor tem como função dar um visual mais natural aos traços caligráficos. Tremor é ajustável na barra de ferramenta Controles com valores que variam de 0 até 100. Afetará seus traços produzindo qualquer coisa de uma leve irregularidade a manchas e marcas violentas. Isto expande significativamente a variedade criativa da ferramenta.

Mexer & Massa

Ao contrário da largura e do ângulo, estes dois últimos parâmetros definem como a ferramenta "sente" em vez de afetar sua saída visual. Em razão disso não haverá ilustrações nesta seção; em substituição, apenas teste-os você mesmo para ter uma idéia melhor.

Arrasto é a resistência do papel ao movimento da caneta. O padrão está no valor mínimo (0), e aumentando este parâmetro torna o papel "escorregadio": se a massa é grande, a caneta tende a fugir em giros bruscos; se a massa é zero, um valor baixo de arrasto faz a caneta se mover violentamente.

Em física, massa é o que causa inércia; quanto maior a massa da ferramenta de caligrafia do Inkscape, maior a demora do traço que segue o cursor do mouse e maior a suavização de giros e movimentos bruscos em seu traço. Por padrão este valor é bastante pequeno (2), o suficiente para que a ferramenta seja rápida e sensível, mas você pode aumentar a massa para obter uma caneta mais lenta e suave.

Exemplos de Caligrafia

Agora que você conhece as capacidades básicas da ferramenta, você pode tentar produzir, de fato, alguma caligrafia. Se você é novo nesta arte, adquira um bom livro de caligrafia e estude-o com o Inkscape. Esta seção te mostrará apenas alguns simples exemplos.

Antes de tudo, para fazer letras, você precisa criar um par de réguas para se guiar. Se você vai escrever em uma caligrafia inclinada ou cursiva, acrescente também algumas guias inclinadas através das réguas, por exemplo:

Então dê um zoom de modo que a altura entre as réguas corresponda ao alcance mais natural do movimento de sua mão, ajuste a largura e o ângulo, e você estará pronto pra começar!

Provavelmente a primeira coisa que você pode fazer como um calígrafo iniciante é praticar os elementos básicos das letras — barras verticais e horizontais, traços redondos, barras inclinadas. Aqui estão alguns elementos das letras da caligrafia Unicial:

Várias dicas úteis:

  • Se sua mão está confortável na mesa digitalizadora, não a movimente. Em vez disso, role a tela (com as teclas Ctrl+setas) com sua mão esquerda depois de terminar cada letra.

  • Se seu último traço não foi bom, apenas desfaça-o (Ctrl+Z). Entretanto, se a forma ficou boa mas a posição ou tamanho, levemente diferentes, é melhor usar a ferramenta de seleção temporariamente (Barra de espaço) e então mova/amplie/gie-a levemente se necessário (usando omouse ou as teclas), e depois pressione Barra de espaço novamente para retornar à ferramenta de Caligrafia.

  • Terminado uma palavra, mude para a ferramenta de seleção novamente para ajustar a uniformidade das barras e o espaçamento entre as letras. Porém, não exagere; boa caligrafia deve conservar um visual manuscrito um pouco irregular. Resista a tentação de copiar as letras e seus elementos; cada traço deve ser original.

E aqui estão alguns exemplos completos de letras:

Conclusão

Caligrafia não é apenas divertida; é uma arte profundamente espiritual que pode transformar sua visão sobre tudo o que faz e vê. A ferramenta de caligrafia do Inkscape pode servir apenas como uma modesta introdução à esta arte. E ainda assim é muito agradável utilizá-la e pode ser útil na criação de desenhos profissionais. Divirta-se!

Authors: Bulia Byak; Jonathan Leighton; Josh Andler; Colin Marquardt; Kris De Gussem; Nicolas Dufour; Guillaume Audirac; Gellért Gyuris; e-sonego; Maren Hachmann

Translators: Thiago Pimentel — 2006; Victor Westmann — 2019

Header / footer design: Esteban Capella — 2019