Inkscape tutorial: Interpolar

Inkscape

Tutorial | Interpolar

Este documento explica como usar a extensão Interpolar do Inkscape

Introdução

O Efeito Interpolar faz a interpolação linear entre dois ou mais caminhos selecionados. Basicamente significa que “preenche os espaços” entre os caminhos e os transforma de acordo com o número de passos dados.

To use the Interpolate extension, select the paths that you wish to transform, and choose ExtensionsGenerate From PathInterpolate Between Paths from the menu.

Before invoking the extension, the objects that you are going to transform need to be paths. This is done by selecting the object and using PathObject to Path or Ctrl+Shift+C. If your objects are not paths, the extension will do nothing.

Interpolação entre dois de caminhos idênticos

O uso mais simples do efeito Interpolar é para interpolar entre dois caminhos idênticos. Quando o efeito é chamado, o resultado é que o espaço entre os dois caminhos é preenchido com duplicatas dos caminhos originais. O número de passos define quantas destas duplicatas serão criadas.

Por exemplo, veja os seguintes dois caminhos:

Agora, selecione os dois caminhos, e execute o efeito de Interpolar com as configurações mostradas na seguinte imagem.

Como pode ser visto no resultado acima, o espaço entre os dois caminhos de forma circular foi preenchido com 6 (o número de passos de interpolação) outros caminhos circulares. Note também que o efeito agrupa todas estas formas.

Interpolação entre dois de caminhos diferentes

Quando a interpolação é feita em dois caminhos diferentes, o programa interpola a forma de um caminho na do outro caminho. O resultado é que você obtém a sequência da modificação entre os caminhos, com a regularidade ainda definida pelo valor dos Passos da Interpolação.

Por exemplo, veja os seguintes dois caminhos:

Agora, selecione os dois caminhos, e execute o efeito Interpolar. O resultado deve ser assim:

As can be seen from the above result, the space between the circle-shaped path and the triangle-shaped path has been filled with 6 paths that progress in shape from one path to the other.

Quando usando o efeito de Interpolar em dois caminhos diferentes, a posição do nó inicial de cada caminho é importante. Para encontrar o nó inicial de cada caminho, selecione o caminho, depois selecione a Ferramenta de Nó para que os nós apareçam e pressione TAB. O primeiro nó que é selecionado é o primeiro nó de cada caminho.

Veja a imagem abaixo, que é idêntica ao exemplo anterior, exceto pelos pontos de nós sendo exibidos. O nó verde de cada caminho é o nó inicial.

O exemplo anterior (mostrado de novo abaixo) foi feito com estes nós como pontos de partida.

Agora, note a mudança no resultado da interpolação quando o caminho triangular é espelhado para que o nó inicial esteja em uma posição diferente:

Método de Interpolação

One of the parameters of the Interpolate extension is the Interpolation Method. There are 2 interpolation methods implemented, and they differ in the way that they calculate the curves of the new shapes. The choices are either Split paths into segments of equal lengths or Discard extra nodes of longer path.

In the examples above, we used the first Interpolation Method (Split paths), and the result was:

Now compare this to Interpolation Method 2 (Ignore nodes):

As diferenças em como estes métodos calcularm os números está além do escopo deste documento, então simplesmente experimente ambos, e use aquele que fornecer o resultado mais próximo do que você deseja.

Expoente

The exponent parameter controls the spacing between steps of the interpolation. An exponent of 1 makes the spacing between the copies all even.

Here is the result of another basic example with an exponent of 1.

The same example with an exponent of 0.5:

with an exponent of 0.3:

and with an exponent of 1.5:

Quando lidar com expoentes no efeito de Interpolação, a ordem em que você seleciona os objetos é importante. No exemplo acima, o caminho em forma de estrela na esquerda foi selecionado primeiro, e o caminho de forma hexagonal na direita foi selecionado em segundo.

View the result when the path on the right was selected first. The exponent in this example was set to 0.5:

Duplicar Fins de Caminho

Este parâmetro define se o grupo de caminhos gerados pelo efeito inclui uma cópia dos caminhos originais em que o efeito interpolar foi aplicado.

Estilo de Interpolar

Este parâmetro é uma das funções mais elegantes do efeito de interpolação. Ele diz ao efeito para tentar mudar o estilo dos caminhos a cada passo. Assim se os caminhos do começo e do fim são cores diferentes, os caminhos gerados também mudarão de forma incremental.

Aqui temos um exemplo aonde a função de Estilo Interpolar é usada para preencher um caminho:

Estilo de Interpolação também afeta o contorno de um caminho:

Claro que, o caminho do ponto de partida e do caminho de chegada também não precisam ser os mesmos:

Usando Interpolação para simular gradientes de forma irregular

At the time when gradient meshes were not implemented in Inkscape, it was not possible to create a gradient other than linear (straight line) or radial (round). However, it could be faked using the Interpolate extension and Interpolate Style. A simple example follows — draw two lines of different strokes:

E Interpolar entre as duas linhas para criar o seu gradiente:

Conclusão

Como demonstrado acima, a extensão Interpolar do Inkscape é uma ferramenta poderosa. Este tutorial cobre o básico desta extensão, entretanto a experimentação é a chave para explorar a interpolação ainda mais.

Authors: Josh Andler; Ryan Lerch; Colin Marquardt; Kris De Gussem; Nicolas Dufour; Sylvain Chiron; Gellért Gyuris; Maren Hachmann

Translators: Victor Westmann — 2019

Header / footer design: Esteban Capella — 2019