Inkscape tutorial: Shapes

Inkscape

Tutorial | Shapes

Este tutorial aborda as quatro ferramentas de forma: Retângulo, Elipse, Estrela e Espiral. Demonstraremos as capacidades das formas do Inkscape e sugerir exemplos de como e quando podem ser usados.

Use Ctrl+Setas, roda do mouse ou arraste com o botão do meio para rolar a página para baixo. Para o básico sobre criação, seleção e transformação de objetos, consulte o tutorial Básico em AjudaTutoriais.

O Inkscape tem quatro ferramentas de forma versáteis, cada ferramenta capaz de criar e editar seus próprios tipos de formas. Uma forma é um objeto que pode ser modificado de maneiras únicas dependendo do seu tipo, usando alças arrastáveis e parâmetros numéricos que determinam sua aparência.

For example, with a star you can alter the number of tips, their length, angle, rounding, etc. — but a star remains a star. A shape is “less free” than a simple path, but it's often more interesting and useful. You can always convert a shape to a path (Ctrl+Shift+C), but the reverse conversion is not possible.

As ferramentas de forma são Retângulo, Elipse, Estrela, e Espiral. Primeiro, vamos observar como as ferramentas de forma funcionam no geral; depois exploraremos cada uma em detalhe.

Dicas gerais

Uma nova forma é criada ao arrastar sobre a tela com a ferramenta correspondente. Uma vez que a forma foi criada (e contanto que esteja selecionada), ela mostra suas alças em forma de diamantes brancos, assim você pode editar imediatamente o que você acabou de criar arrastando estas alças.

All four kinds of shapes display their handles in all four shape tools as well as in the Node tool (N). When you hover your mouse over a handle, it tells you in the statusbar what this handle will do when dragged or clicked with different modifiers.

Também, cada ferramenta de forma mostra seus parâmetros na barraControles de Ferramenta (que se localiza horizontalmente acima da lousa). Geralmente ela tem alguns poucos campos numéricos e um botão para retornar os valores de volta aos valores padrões). Quando forma(s) do tipo nativo da ferramenta atual é selecionada, ao editar seus valores na barra Controles de Ferramenta a(s) forma(s) selecionada(s) muda(m).

Qualquer mudança feita na barra Controles de Ferramenta será gravada e usada para o próximo objeto que você desenhar com tal ferramenta. Por exemplo, depois que você muda o número de pontas de uma estrela, novas estrelas terão este número de pontas também quando desenhadas. Além disso, simplesmente selecionando uma forma, seus parâmetros são enviados para a barra de Controles e assim gravados os valores para formas recém criadas deste tipo.

Com uma ferramenta de forma ativada, a selecão de um objeto pode ser feita clique sobre ele. Ctrl+clique (seleção em grupo) e Alt+clique (selecionar sobre) também funciona como na ferramenta de seleção. Esc desfaz a seleção.

Retângulos

Um retângulo é a mais simples e talvez a forma mais comum em design e ilustração. O Inkscape tenta fazer o processo de criação e edição de retângulos o mais fácil e prático possível.

Switch to the Rectangle tool by pressing R or by clicking its toolbar button. Draw a new rectangle alongside this blue one:

Depois, sem sair da ferramenta Retângulo, alterne a seleção de um retângulo para outro clicando sobre eles.

Teclas de atalho para desenho de retângulos:

  • Com Ctrl, desenhe um quadrado ou um retângulo de proporção inteira (2:1, 3:1, etc).

  • Com Shift, você desenha tendo o centro como ponto de partida.

As you see, the selected rectangle (the just-drawn rectangle is always selected) shows three adjustable handles in three of its corners and one cross-shaped handle, for moving the rectangle, in the middle. In fact, there are four corner handles, but two of them (in the top right corner) overlap if the rectangle is not rounded. These two are the rounding handles; the other two (top left and bottom right) are resize handles.

Vamos dar uma olhada nas alças de arredondamento primeiro. Agarre uma delas e arraste para baixo. Todos os quatro cantos do retângulo ficam arredondados, e você será capaz agora de ver a segunda alça de arredondamento — ela permanece na posição original, no canto. Se você deseja cantos circulares arredondados, isso é tudo o que você precisa fazer. Se deseja cantos que são mais arredondados em um lado que em outro, você pode mover a outra alça para a esquerda.

Aqui, os dois primeiros retângulos têm cantos arredondados circulares, e os outros dois, cantos arredondados elípticos:

Ainda com a ferramenta Retângulo, clique sobre estes retângulos para selecioná-los, e observe suas alças de arredondamento.

Na maioria das vezes, o raio e forma dos cantos arredondados podem ser constantes dentro da composição inteira, mesmo se os tamanhos dos retângulos são diferentes (pense como se fossem diagramas com caixas arredondadas de vários tamanhos). O Inkscape torna esta operação fácil. Mude para a ferramenta de seleção; em sua barra de Controles, existe um grupo de quatro botões de modificação, o segundo à esquerda, mostrando dois cantos arredondados concêntricos. Este botão determina o controle de se os cantos arredondados serão ampliados juntamente com o retângulo ou não.

Por exemplo, aqui o retângulo vermelho original é duplicado e redimensionado várias vezes, para cima e para baixo, em diferentes proporções, com o botão "Escolher cantos arredondados" desativado:

Observe como o tamanho e a forma dos cantos arredondados são o mesmo em todos os retângulos, de tal maneira que os arredondamentos se alinham exatamente no canto superior direito onde todos eles se encontram. Todos os retângulos azuis pontilhados foram obtidos a partir do retângulo vermelho original apenas ampliando-o com a ferramenta de seleção, sem qualquer ajuste manual das alças de arredondamento.

Para uma comparação, aqui está a mesma composição, mas agora criada com o botão "Redimensionar cantos arredondados" em:

Agora os cantos arredondados estão tão diferentes quanto os retângulos aos quais pertencem, e não há um mínimo encontro no canto superior direito (dê um zoom para ver). Este é o mesmo (visível) resultado que você obteria convertendo o retângulo original em um caminho (Ctrl+Shift+C) e ampliando-o como um caminho.

Aqui, as teclas de atalho para as alças de arredondamento de um retângulo:

  • Arraste com Ctrl para igualar os dois raios (arredondamento circular).

  • Ctrl+clique para igualar um raio ao outro sem arrastá-los.

  • Shift+clique para remover arredondamento.

You may have noticed that the Rectangle tool's Controls bar shows the horizontal (Rx) and vertical (Ry) rounding radii for the selected rectangle and lets you set them precisely using any length units. The Make corners sharp button does what is says — removes rounding from the selected rectangle(s).

Uma vantagem importante destes controles é que eles podem afetar muitos retângulos de uma vez só. Por exemplo, se deseja mudar todos os retângulos na camada, apenas faça Ctrl+A (Selecionar Tudo) e configure os parâmetros que precisa na barra de Controles. Se qualquer objeto que não retângulos for selecionado, este será ignorado — apenas retângulos serão afetados.

Agora vamos olhar as alças de redimensionamento de um retângulo. Você poderia perguntar: por que precisamos delas, se podemos simplesmente redimensionar o retângulo com a ferramenta de seleção?

O problema com a ferramenta de seleção é que sua noção de horizontal e vertical é sempre a mesma da página do documento. De maneira diferente, uma alça de redimensionamento de um retângulo amplia-o ao longo dos seus lados, mesmo se o retângulo for girado ou distorcido. Por exemplo, tente redimensionar este retângulo primeiro com a ferramenta de seleção e depois com as alças de redimensionamento da ferramenta Retângulo:

Uma vez que as alças de redimensionamento são duas, você pode redimensionar o retângulo em qualquer direção ou mesmo movê-lo ao longo dos seus lados. Estas alças sempre preservam os raios de arredondamento.

Eis as teclas de atalho para as alças de redimensionamento:

  • Arraste com Ctrl para mover rapidamente para os lados ou para a diagonal do retângulo. Em outras palavras, Ctrl preserva ou a largura ou a altura, ou a proporção largura/altura do retângulo (novamente, em seu próprio sistema de coordenadas que permite ser girado ou distorcido).

Aqui está o mesmo retângulo, com as linhas pontilhadas em cinza mostrando as direções nas quais as alças de redimensionamento ficam quando arrastadas com Ctrl (tente isso):

Inclinando e girando um retângulo, depois duplicando-o e redimensionando-o com as alças de redimensionamento, composições 3D podem ser criadas facilmente:

Aqui pode observar mais alguns exemplos de composições de retângulos, incluindo arredondamentos e preenchimento com gradientes:

Elipses

The Ellipse tool (E) can create ellipses and circles, which you can turn into segments or arcs. The drawing shortcuts are the same as those of the rectangle tool:

  • Com Ctrl, desenhe um círculo ou uma elipse de proporção inteira (2:1, 3:1, etc.).

  • Com Shift, você desenha tendo o centro como ponto de partida.

Vamos explorar agora as alças de uma elipse. Selecione esta:

Once again, you see three adjustable corner handles initially, but in fact they are four. The rightmost handle is two overlapping handles that let you “open” the ellipse. Drag that rightmost handle, then drag the other handle which becomes visible under it, to get a variety of pie-chart segments or arcs:

Para obter um segmento (um arco mais dois raios), arraste para fora da elipse; para obter um arco, arraste para dentro dela. Acima, existem 4 segmentos à esquerda e 3 arcos à direita. Observe que arcos são formas abertas, ou seja, o traço apenas avança através da elipse mas não conecta as extremidades do arco. Você pode tornar isto óbvio se remover o preenchimento, deixando apenas o traço:

Arcs can be closed by a straight line using the button labeled Switch to chord (closed shape), though.

Note o grupo de segmentos estreitos em forma de leque à esquerda. Foi fácil criá-los usando o ajuste de ângulo da alça com Ctrl. E aqui, as teclas de atalho de arcos/segmentos:

  • Com Ctrl, gira a alça com incrementos de 15 graus quando arrastada.

  • Shift+clique para tornar a elipse complete (não um arco ou um segmento).

O ajuste de ângulo pode ser alterado nas Preferências do Inkscape (em ComportamentoPassos).

As outras duas alças da elipse são usadas para redimensioná-la ao redor de seu centro. Suas teclas de atalho são similares as das alças de arredondamento de um retângulo:

  • Arraste com Ctrl para fazer um círculo (iguala os dois raios).

  • Ctrl+clique para fazer um círculo sem arrastar.

E, como as alças de redimensionamento do retângulo, estas alças da elipse ajustam a altura e largura da elipse em suas próprias coordenadas. Isto significa que uma elipse girada ou distorcida pode ser facilmente esticada ou comprimida ao longo de seus eixos originais enquanto permanece inalterada, quer esteja girada ou distorcida. Tente redimensionar qualquer uma destas elipses por suas alças de redimensionamento:

Estrelas

Estrelas são as mais complexas e excitantes formas do Inkscape. Se você quiser impressionar seus amigos com o Inkscape, deixe-os brincar com esta ferramenta. É interminavelmente divertido — na verdade é viciante!

A ferramenta Estrela pode criar dois objetos similares mas de diferentes tipos: estrelas e polígonos. Uma estrela tem duas alças cujas posições definem a extensão e forma de suas pontas; um polígono tem apenas uma alça que simplesmente gira e redimensiona-o quando arrastada:

In the Controls bar of the Star tool, the first two buttons control how the shape is drawn (regular polygon or star). Next, a numeric field sets the number of vertices of a star or polygon. This parameter is only editable via the Controls bar. The allowed range is from 3 (polygons) or 2 (stars) to 1024.

Quando desenhar uma nova estrela ou polígono,

  • Ararste com Ctrl para girar o ângulo com incrementos de 15 graus.

Naturalmente, uma estrela é uma forma muito mais interessante (embora polígonos são mais freqüentemente úteis na prática). As duas alças de uma estrela têm funções levemente diferentes. A primeira alça (inicialmente localizada em um vértice, ou seja, em um canto convexo da estrela) diminue ou aumenta os raios da estrela, mas quando você faz um giro com esta alça (com relação ao centro da forma), a outra alça gira em conformidade. Isto significa que você não pode distorcer os raios da estrela com esta alça.

A outra alça (inicialmente localizada em um canto côncavo entre dois cantos) é, por outro lado, livre para se mover tanto radialmente quanto tangencialmente, sem afetar a alça do canto. (Na verdade, esta alça pode se tornar por si própria um canto movendo-a para mais longe do centro que a outra alça.) Esta sim é a alça que pode distorcer as pontas das estrelas para obter todos os tipos de cristais, mandalas, flocos de neve e porcos-espinho:

Se você quiser apenas uma estrela comum simples sem qualquer decoração, é possível fazer com que a alça que distorce a estrela se comporte como a outra, que não distorce:

  • Arraste com Ctrl para manter os raios da estrela estritamente radiais (sem distorção).

  • Ctrl+clique para remover a inclinação sem arrastar.

Como um complemento útil para o arraste de alças sobre a lousa, a barra de Controles dispõe do campoProporção do raio que define a proporção das distâncias das duas alças até o centro.

As estrelas do Inkscape têm mais dois truques na manga. Em geometria, um polígono é uma forma com bordas de linha reta e cantos pontiagudos. No mundo real, no entanto, vários níveis de curvatura e arredondamento estão normalmente presentes — e o Inkscape pode fazer isso também. Arredondar uma estrela ou polígono funciona um pouco diferente de arredondar um retângulo. Você não dispõe de uma alça dedicada para isto, mas

  • Shift+arrasto uma alça tangencialmente para arredondar a estrela ou polígono.

  • Shift+clique uma alça para remover arredondamento.

"Tangencialmente" significa em uma direção perpendicular à direção do centro. Se você "gira" uma alça com Shift no sentido anti-horário ao redor do centro, obterá arredondamento positivo; com giro no sentido horário, obterá arredondamento negativo. (Veja abaixo exemplos de arredondamento negativo.)

Aqui está uma comparação de um quadrado arredondado (ferramenta Retângulo) com um polígono de 4 cantos arredondados (ferramenta Estrela):

Como você pode ver, enquanto um retângulo arredondado tem segmentos de linha reta em seus lados e arredondamentos (geralmente elípticos) circulares, um polígono ou estrela arredondada não tem nenhuma linha reta; sua curvatura varia suavemente entre um máximo (nos cantos) e um mínimo (na metade da distância entre os cantos). O Inkscape faz isto simplesmente adicionando tangentes Bezier colineares a cada nó da forma (você pode observá-los se converter a forma em caminho e examiná-la com a ferramenta de edição de nós).

O parâmetro Arredondado que você pode ajustar na barra de Controles é a proporção do comprimento destas tangentes com relação ao comprimento dos cantos do polígono/estrela aos quais elas são adjacentes. Este parâmetro pode assumir valores negativos, que inverte a direção das tangentes. Os valores entre 0,2 e 0,4 dão um arredondamento "normal" do tipo que você esperaria; outros valores tendem a produzir padrões belos, intricados e totalmente imprevisíveis. Uma estrela com um valor alto de arredondamento pode exceder os limites determinados para suas alças. Aqui estão alguns exemplos, cada um indicando seu valor do campo Arredondado:

Se você quiser que as pontas de uma estrela sejam pontiagudas mas suas concavidades sejam suaves ou vice-versa, isto é fácil de fazer criando um deslocamento (Ctrl+J) a partir da estrela:

Shift+arrastar as alças da estrela no Inkscape é uma das maiores maravilhas conhecida pelo homem. Mas ainda pode ficar melhor.

Para imitar melhor as formas do mundo real, o Inkscape pode tornar Aleatório (em outras palavras, distorção aleatória) suas estrelas e polígonos. Distorção aleatória leve deixa a estrela menos regular, mais humana, geralmente engraçada; já uma distorção pesada é uma maneira excitante de obter uma variedade de formas loucamente imprevisíveis. Uma estrela arredondada permanece suavemente arredondada quando distorcida aleatoriamente. Aqui estão as teclas de atalho:

  • Alt+arrasto uma alça tangencialmente para distorcer aleatoriamente a estrela ou polígono.

  • Alt+clique em uma alça para remover a randomização.

Enquanto você desenha ou arrasta a alça de uma estrela distorcida aleatoriamente, ela "tremerá" porque cada posição única de suas alças correspondem a sua própria distorção aleatória única. Assim, movendo uma alça sem Alt, a forma será distorcida novamente com o mesmo nível de aleatoriedade, enquanto arrastando-a com Alt mantém-se a mesma distorção mas o nível é ajustado. Aqui estão estrelas cujos parâmetros são exatamente os mesmos, mas cada uma é distorcida novamente com movimentos muito suaves da alça (o valor do campo Aleatório é 0,1 em todas elas):

E aqui é a estrela do meio da linha anterior, com o nível de distorção aleatória variando entre -0,2 e 0,2:

Alt+arrasto uma alça da estrela do meio nesta linha e observe como ela se transforma nas suas vizinhas da direita e da esquerda — e além.

Você provavelmente vai achar suas próprias aplicações para estrelas distorcidas aleatoriamente, mas eu especialmente gosto de manchas arredondadas em forma de ameba e grandes planetas irregulares com paisagens fantásticas:

Espirais

A espiral do Inkscape é uma ferramenta versátil, e embora não tão cativantes como a estrela, ela pode ser, alguma vezes, muito útil. Uma espiral, assim como uma estrela, é desenhada a partir do centro; enquanto é desenhada e editada,

  • Ctrl+arrasto para quebrar o ângulo para incrementos de 15 graus.

Uma vez desenhada, uma espiral apresenta duas alças nas suas extremidades interna e externa. Ambas, quando simplesmente arrastadas, enrola ou desenrola a espiral (isto é, dá "continuidade" à espiral, mudando o número de voltas). Outras teclas de atalho:

Alça externa:

  • Shift+arrastar para ampliar/girar ao redor do centro (sem enrolar/desenrolar).

  • Alt+arrasto para bloquear o raio enquanto rola/desenrola.

Alça interna:

  • Alt+arrasto verticalmente para convergir/divergir.

  • Alt+clique para redefinir divergência.

  • Shift+clique para mover a alça interna para o centro.

A divergência de uma espiral é a medida não linear de suas revoluções. Quando igual a 1, a espiral é uniforme; quando menor que 1 (Alt+arrasto para cima), a espiral é mais densa na periferia; quando é muito maior que 1 (Alt+arrasto para baixo), a espiral é mais densa no centro:

O número máximo de revoluções para uma espiral é 1024.

Assim como a ferramenta Elipse é adequada não apenas para elipses mas também para arcos (linhas de curvatura constante), a ferramenta Espiral é útil para fazer linhas com curvatura que varia suavemente. Comparada a uma curva Bezier comum, um arco ou uma espiral é geralmente mais prática porque você pode diminuí-la ou aumentá-la arrastando uma alça ao longo da curva sem afetar sua forma. Ainda, enquanto uma espiral é normalmente desenhada sem preenchimento, você pode adicionar preenchimento e remover o traço para criar efeitos interessantes.

Especialmente interessantes são as espirais com traço pontilhado — elas combinam a concentração suave da forma com espaçamento regular de pontos ou pequenos traços criando belos efeitos moiré:

Conclusão

As ferramentas de forma do Inkscape são muito poderosas. Aprenda seus truques e brinque com eles em seu tempo livre — isto dará resultado quando você fazer seu trabalho de design, porque usar formas em vez de simples caminhos geralmente acelera a criação e modificação da arte vetorial. Se você tem idéias para melhorar as ferramentas de forma, por favor entre em contato com os desenvolvedores.

Authors: Bulia Byak; Jonathan Leighton; Colin Marquardt; Nicolas Dufour; Gellért Gyuris; Maren Hachmann

Translators: Thiago Pimentel — 2006; Victor Westmann — 2019

Header / footer design: Esteban Capella — 2019