Inkscape tutorial: Vetorizando Bitmaps

Inkscape

Tutorial | Vetorizando Bitmaps

One of the features in Inkscape is a tool for tracing a bitmap image into one or more <path> elements for your SVG drawing. These short notes should help you become acquainted with how it works.

Tenha em mente que o propósito desta ferramenta não é reproduzir uma cópia exata da imagem original; tampouco produzir um produto final. Nenhuma ferramenta de vetorização automática consegue fazer isso. O que ele faz é te fornecer um conjunto de curvas que você pode usar como um recurso para seu desenho.

Our tracer, derived from the original Potrace library by Peter Selinger, interprets a black and white bitmap, and produces a set of curves. For Potrace, we currently have three types of input filters to convert from the raw image to something that Potrace can use.

Geralmente quanto mais escuros os pixels no bitmap intermediário, maior a vetorização que o Potrace executará. A medida que a quantidade de traços aumenta, mais tempo de processamento da CPU será necessário, e o elemento <caminho> ficará muito maior. É recomendável que o usuário experimente com imagens intermediárias mais claras primeiro, passando para mais escuras para obter a complexidade e proporção desejadas do caminho resultante.

Para usar a ferramenta de vetorização, carregue ou importe uma imagem, selecione-a, e selecione o item CaminhoVetorizar Bitmap, ou Shift+Alt+B.

The user will see the five filter options available:

  • Limiar de Brilho

Este simplesmente usa a soma do vermelho, verde e azul (ou tons de cinza) de um pixel para determinar se ele deve ser considerado preto ou branco. O limiar pode ser configurado de 0,0 (preto) a 1,0 (branco). Quanto maior o valor, menor a quantidade de pixels que serão considerados "brancos", e a imagem intermediária ficará mais escura.

  • Detecção de Borda

Este filtro usa o algoritmo de detecção de bordas inventado por J. Canny, como uma forma de achar rapidamente isóclinas de contrastes parecidos. Isto produzirá um bitmap intermediário que se parecerá menos com a imagem original que com o que faz o Limiar do Brilho, mas provavelmente fornecerá informação sobre a curva que de outra maneira seria ignorada. A configuração do campo Limiar aqui (de 0,0 a 1,0) ajusta o limiar do brilho a fim de determinar se um pixel situado próximo a uma borda de contraste deve ser incluído no resultado. Este recurso permite ajustar a obscuridade ou espessura da borda no resultado final da imagem vetorizada.

  • Quantificação de Cor

O resultado deste filtro produzirá uma imagem intermediária que é muito diferente dos outros dois, mas muito útil. Em vez de mostrar as isóclinas de brilho ou contraste, este filtro procurará bordas onde as cores mudam, mesmo com brilho e contrastes iguais. O campo aqui, Cores, decide quantas cores de saída existiriam se o bitmap intermediário fosse colorido. Ele então decide preto/branco de acordo com o índice par ou ímpar da cor.

É recomendável o usuário tentar todos os três filtros, e observar os diferentes resultados produzidos para diferentes tipos de imagens de entrada. Sempre haverá uma imagem onde um funciona melhor que os outros.

Depos de vetorizar, é também sugerido que o usuário tente o comando CaminhoSimplificar (Ctrl+L) no caminho resultante, para reduzir o número de nós. Isto fará o resultado do Potrace muito mais fácil de ser editado. Por exemplo, aqui está uma vetorização típica do Homem Velho Tocando Violão:

Perceba o enorme número de nós no caminho. Depois de pressionar Ctrl+L, este é o resultado típico:

A representação é um pouco mais aproximada e rudimentar, mas o desenho é muito mais simples e fácil de editar. Tenha em mente que o que você quer não é uma cópia exata da imagem, mas um conjunto de curvas que você pode usar em seu desenho.

  • Autotrace

The Autotrace option uses a different algorithm for tracing and also offers some other parameters to tweak. It may take a little longer to work, but gives you some variety to choose from.

  • Centerline tracing (autotrace)

If you would like to vectorize a line drawing, and get strokes that are easy to modify instead of filled areas as a result, use this option. It will attempt to find contiguous lines that make up your drawing.

Authors: Bulia Byak; Jonathan Leighton; Colin Marquardt; Nicolas Dufour; Gellért Gyuris; Maren Hachmann

Translators: Thiago Pimentel — 2006; Victor Westmann — 2019

Header / footer design: Esteban Capella — 2019