Inkscape tutorial: Dicas e Truques

Inkscape

Tutorial | Dicas e Truques

Este tutorial demonstrará várias dicas e truques que usuários aprenderam com o uso do Inkscape e algumas características “escondidas” que podem te ajudar a acelerar tarefas de produção.

Arranjo radial com Ladrilhar Clones

É fácil observar como usar a caixa de diálogos Criar Clones Ladrilhados para grades retangulares e padrões. Mas e se você precisar de um arranjo radial, onde os objetos compartilham um centro comum de rotação? Isto também é possível!

Se seu padrão radial requer apenas 3, 4, 6, 8 ou 12 elementos, então você pode tentar as simetrias P3, P31M,P3M1, P4, P4M, P6 ou P6M. Estes padrões funcionam perfeitamente para flocos de neve e afins. Entretanto, o próximo método é mais abrangente.

Escolha a simetria P1 (transição simples) e depois compense essa transição configurando na aba Deslocamento, Por linha/Deslocar Y e Por coluna/Deslocar X ambos para -100%. Agora todos os clones ficarão empilhados exatamente em cima do original. Tudo o que resta a fazer é ir para a aba Rotação e configurar algum ângulo de rotação por coluna, e então criar o padrão com uma linha e múltiplas colunas. Por exemplo, aqui está um padrão feito a partir de uma linha horizontal, com 30 colunas, cada uma girada 6 graus:

To get a clock dial out of this, all you need to do is cut out or simply overlay the central part by a white circle (to do boolean operations on multiple clones at once, combine them first).

Efeitos mais interessantes podem ser criados usando tanto linhas quanto colunas. Aqui está um padrão com 10 colunas e 8 linhas, com rotação de 2 graus por linha e 18 graus por coluna. Aqui cada grupo de linhas é uma "coluna", assim os grupos estão a 18 graus um do outro, dentro de cada coluna, e as linhas individuais, 2 graus afastadas:

Nos exemplos acima, a linha foi girada em volta de seu centro. Mas e se você quiser que o centro fique fora da sua forma? Apenas clique no objeto duas vezes com a ferramenta Seletor para entrar no modo de rotação. invisível (sem preenchimento e sem traço) que cubra sua forma e cujo centro esteja no ponto que você deseja, agrupe a forma e o retângulo, e então use o Ladrilhar Clones no objeto. Assim você pode fazer “explosões” ou “explosões de estrelas” fazendo alterações no

Gradientes não-lineares

A versão 1.1 do SVG não suporta gradientes não-lineares (ou seja, aqueles que tem uma transição não-linear entre as cores). Você pode, entretanto, imitá-los através de gradientes com várias paradas.

Comece com um simples gradiente de duas paradas (você pode escolher isso na caixa de diálogo de Preenchimento e Contorno ou usar a ferramenta gradiente). Agora, com a ferramenta gradiente, adiciona uma nova parada de gradiente no meio; ou clicando duas vezes na linha do gradiente, ou ao selecionar a parade de gradiente com formato de quadrado e clicando no botão Inserindo nova paradana barra de ferramenta no topo da ferramenta de gradiente. Arraste a nova parada um pouco. Então adicione mais paradas antes e depois da parada do meio e arraste ela também, para que o gradiente tenha uma aparência suave. Quanto mais paradas você adicionar, mais suave ficará o gradiente resultante. Aqui está o gradiente inicial preto-e-branco com duas paradas:

E aqui, vários gradientes não-lineares com múltiplas paradas (verifique-as no Editor de Gradiente):

Gradientes radiais excêntricos

Gradientes radiais não têm que ser simétricos. Com a ferramenta Gradiente arraste a alça central de um gradiente elíptico com Shift. Isto fará mover a alça de foco em forma de x do gradiente para longe do seu centro. Quando você não precisar mais dele, você pode ajustar o foco de volta à sua posição arrastando-o para perto do centro.

Mesh gradients

For even more complex gradients, Inkscape offers the Mesh Gradient tool (the tool right below the gradient tool in the tool bar). Set the shape (radial or grid) and the number of rows and columns of color patches in the tool controls bar, and then use the tool to drag over any shape to fill it with a mesh gradient.

Now you can adjust the shape of the color patches with the triangular handles, and select the diamond-shaped handles to change the patches' color. You can even pick the color of objects below the mesh gradient by clicking on the color picker icon in its tool controls.

Alinhando ao centro da página

Para alinhar alguma coisa ao centro ou ao lado de uma página, selecione o objeto ou grupo e depois escolha uma opção em Página dentro da lista em Relativo a: na caixa de diálogos Alinhar e Distribuir(Shift+Ctrl+A).

Limpando o documento

Muitos dos gradientes não mais usados, padrões, e marcadores (mais precisamente, aqueles que você editou manualmente) permanecem nas paletas correspondentes e podem ser usados novamente para novos objetos. Entretanto, se você quiser otimizar seu documento, use o comando Limpar Documento no menu Arquivo. Isso removerá quaisquer gradientes, padrões, ou marcadores que não estejam sendo sendo usados no documento, deixando o arquivo menor.

Características escondidas e o editor XML

O editor XML (Shift+Ctrl+X) te permite alterar quase todos os aspectos do documento sem ter que usar um editor de textos externo. Além disso, o Inkscape também costuma ser compatível com mais recursos SVG dos que os que podem ser acessados pela IGU. O editor XML é uma das formas de ter acesso a estes recursos (se você sabe SVG).

Modificando a unidade de medida das réguas

In the default template, the unit of measure used by the rulers is mm. This is also the unit used in displaying coordinates at the lower-right corner and preselected in all units menus. (You can always hover your mouse over a ruler to see the tooltip with the units it uses.) To change this, open Document Properties (Shift+Ctrl+D) and change the Display units on the Display tab.

Estampagem

Para criar rapidamente várias cópias de um objeto, use a estampagem. Simplesmente arraste um objeto (ou amplie-o ou rotacione-o), e enquanto mantém pressionado o botão do mouse, pressione Barra de Espaço. Isto cria uma “estampa” do objeto selecionado. Você pode repeti-lo quantas vezes desejar.

Truques da ferramenta Bezier

Na ferramenta Caneta (Bezier), você tem as seguintes opções para finalizar a linha:

  • Pressionar Enter

  • Duplo clique com o botão esquerdo do mouse

  • Clicando com o botão direito do mouse

  • Selecionar outra ferramenta

Observe que enquanto o caminho não estiver finalizado (i.e. for exibido em verde, com o segmento atual em vermelho) ele ainda não existe como um objeto no documento. Dessa maneira, para cancelá-lo, use tanto Esc (cancela o caminho inteiro) quanto Backspace (remove o último segmento do caminho não finalizado) em vez do de Desfazer.

Para adicionar um novo subcaminho a um caminho existente, selecione o caminho e comece a desenhar com Shift Entretanto, se o que você quer é simplesmente continuar um caminho existente, Shift não é necessário; apenas comece a desenhar a partir de um dos nós finais do caminho selecionado.

Inserindo valores Unicode

Enquanto você estiver na ferramenta Texto, pressione Ctrl+U que isso alternará entre o modo Unicode e o modo normal. No modo Unicode, cada grupo de 4 dígitos hexadecimais que você digita se torna um único caracter Unicode, permitindo a você entrar com símbolos arbitrários (contanto que você saiba o seu código Unicode e quais fontes são com patíveis com eles). Para concluir a entrada Unicode, pressione Enter. Por exemplo, Ctrl+U+2+0+1+4+Enter insere um travessão (—). Para sair do modo Unicode sem inserir nada pressione Esc.

Você também pode usar a caixa de diálogo TextoCaracteres Unicode para procurar por e inserir glifos em seu documento.

Usando a grade para desenhar ícones

Suponha que você queira criar um ícone de 24x24 pixels de tamanho. Crie uma tela de 24x24 px (use Preferências do Documento) e configure a grade para 0,5 px (linhas de grade de 48x48). Agora, se você alinhar objetos preenchidos a linhas pares da grade, e objetos de contorno a linhas de grade ímpares com a espessura do traço em px um número par, e exportá-lo no valor padrão 96dpi (de modo que 1 px se transforme em 1 pixel de bitmap), você obterá uma imagem bitmap clara, sem necessidade de suavização.

Rotação de objetos

Com a ferramenta Seleção, clique em um objeto para ver as setas de dimensionamento, depois clique novamente no objeto para ver as setas de rotação e inclinação. Se clicar nas setas do canto e arrastá-las, o objeto será girado em volta do centro (exibido como uma marca de cruz). Se você manter pressionada a tecla Shiftenquanto faz isso, a rotação ocorrerá ao redor do canto oposto. Você pode também arrastar o centro de rotação para qualquer lugar.

Or, you can rotate from keyboard by pressing [ and ] (by 15 degrees) or Ctrl+[ and Ctrl+] (by 90 degrees). The same [ ] keys with Alt perform slow pixel-size rotation.

On-Canvas Alignment

When the option Enable on-canvas alignment is active in the Align and Distribute dialog, select some objects and slowly click twice on them to enable handles for on canvas alignment. The handles can be used to align the selected objects relative to the area of the current selection.

  • Click on handles will align objects relative to the selection area.

  • Click on the central handle to align the selected objects on the horizontal axis. Shift+click on objects will aligned them on the vertical axis.

  • Shift+click on the outer handles aligns on the outside of the selection area.

Sombras de fundo em bitmaps

Para rapidamente criar sombras para objetos, use a opção de menu do recursoFiltrosSombras e BrilhosSombra.

Você pode facilmente criar sombras borradas manualmente para objetos com borrão na caixa de diálogo Preenchimento e Contorno. Selecione um objeto, duplique-o Ctrl+D, pressione PgDown para colocá-lo embaixo do objeto original, coloque um pouco para a direita e abaixo do objeto original. Agora abra a caixa de diálogo Preenchimento e Contorno e mude o valor do borrão para, digamos, 5.0. É isso!

Posicionando texto em um caminho

Para colocar texto ao longo de uma curva, selecione o texto e a curva juntos e escolha Pôr no caminho do menu Texto. O texto começará no início do caminho. No geral, é melhor criar um caminho explícito sobre o qual você queira ajustar o texto, em vez de ajustá-lo em algum outro elemento de desenho – isto te dará mais controle sem ter que deslocar seu desenho.

Selecionando o original

Quando você tem um texto em um caminho, um link offset, ou um clone, pode ser difícil de seus objetos/caminhos fontes serem selecionados porque podem estar diretamente na camada de baixo sob outros objetos, invisíveis e/ou bloqueados. As teclas mágicas Shift+D te ajudarão; selecione o texto, offset, ou clone, e pressione Shift+D para mover a seleção entre o caminho, offset, ou o clone original correspondente.

Recuperação de janelas fora da tela

Quando transferir documentos entre sistemas com diferentes resoluções ou número de telas, você pode perceber que o Inkscape salvou a posição de uma janela que a coloca fora de alcance na sua tela. Simplesmente maximize a janela (que vai trazer ela de volta à sua visão, use a barra de tarefas), salve e recarregue. Você pode evitar isto por complete desmarcando a opção global Salvar a posição das janelas (Seção Preferências do Inkscape, InterfaceJanelas).

Exportação de transparência, gradientes e PostScript

PostScript or EPS formats do not support transparency, so you should never use it if you are going to export to PS/EPS. In the case of flat transparency which overlays flat color, it's easy to fix it: Select one of the transparent objects; switch to the Dropper tool (F7 or D); make sure that the Opacity: Pick button in the dropper tool's tool bar is deactivated; click on that same object. That will pick the visible color and assign it back to the object, but this time without transparency. Repeat for all transparent objects. If your transparent object overlays several flat color areas, you will need to break it correspondingly into pieces and apply this procedure to each piece. Note that the dropper tool does not change the opacity value of the object, but only the alpha value of its fill or stroke color, so make sure that every object's opacity value is set to 100% before you start out.

Interatividade

A maioria dos elementos SVG podem ser editados para reagir à entrada do usuário (geralmente isso só vai funcionar se o SVG for exibido em um navegador).

A possibilidade mais simples é de adicionar um link clicável a objetos. Para isso clique com o botão direito do mouse no objeto e selecione Criar Link do menu de contexto. A caixa de diálogo "Atributos do objeto" vai se abrir, lá você poderá definir o link de destino usando o valor href.

Mais controle é possível usando os atributos de interatividade acessíveis a partir da caixa de diálogo "Propriedades do Objeto" (Ctrl+Shift+O). Aqui você pode implementar funcionalidades arbitrárias usando JavaScript. Alguns exemplos básicos:

  • Abra outro arquivo na janela atual quando clicar no objeto:

    • Defina onclick para window.location='file2.svg';

  • Abra um link qualquer da web em uma nova janela ao clicar no objeto:

    • Defina onclick em window.open("https://inkscape.org","_blank");

  • Reduzir transparência do objeto enquanto estiver pairando:

    • Defina onmouseover em style.opacity = 0.5;

    • Defina onmouseout em style.opacity = 1;

Authors: Bulia Byak; Alexandre Prokoudine; Colin Marquardt; Ivan Masár; Kris De Gussem; Nicolas Dufour; Roland Alton; Patrick Storz; Guillaume Audirac; Gellért Gyuris; Maren Hachmann

Translators: Thiago Pimentel — 2006; Victor Westmann — 2019

Header / footer design: Esteban Capella — 2019